TAJ Curitiba aposta em experiência sensorial para se tornar referência em whisky no Brasil
- Gabriel Ferreira Cruz
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Você sabia que o agora é um dos lugares mais completos do país para quem ama whisky — ou quer começar a descobrir esse universo? Com mais de 20 anos de história, o bar que já é referência em gastronomia e coquetelaria lançou um novo projeto que promete revolucionar a forma como os brasileiros degustam e aprendem sobre a bebida.
Desde o dia 2 de julho, o TAJ conta com uma das maiores cartas de whisky do Brasil, com até 130 rótulos nacionais e internacionais, e uma proposta inédita: uma jornada sensorial e autodidata, criada para tornar o consumo da bebida mais acessível, envolvente e educativo — mesmo no ambiente vibrante e agitado do bar.
Whisky para todos: sem frescura, com muita experiência
Pensando no alto fluxo de clientes e na dinâmica intensa do TAJ (são mais de 250 lugares!), a equipe desenvolveu uma metodologia autodidata que substitui a figura tradicional do sommelier, mas sem perder a riqueza das informações. A ideia é simples: educar sem intimidar, e proporcionar uma experiência rica mesmo para quem está experimentando whisky pela primeira vez.
A curadoria da nova carta é de Pablo Moya, responsável por diversas iniciativas criativas da casa. Ele mergulhou fundo no universo do whisky para criar uma metodologia que une sofisticação e simplicidade — algo que pode ser aproveitado por qualquer pessoa, em qualquer mesa.
Como funciona a experiência?
O serviço é organizado em uma espécie de “flight” (régua) com 3 doses de 25 ml cada, que devem ser degustadas em ordem. Tudo é acompanhado por:
Cards explicativos com imagens e informações sobre os rótulos
QR Code com conteúdo complementar
Kit sensorial completo, com:
Água com conta-gotas (para liberar aromas)
Grãos de café (para limpar o olfato)
Lascas de maçã verde e biscoito neutro (para neutralizar o paladar)
Lupa (ótima para leitura dos rótulos, inclusive para o público mais velho)
Um mundo de sabores e histórias
A carta traz rótulos dos mais variados estilos: americanos, blendeds, single malts, japoneses, brasileiros e irlandeses — além de edições raras e exclusivas, que também poderão ser adquiridas na loja própria de garrafas do TAJ. Uma ótima pedida para presentear ou montar sua própria coleção.
Mais do que uma ação de marketing, o projeto reafirma o DNA inovador do TAJ, que une entretenimento, cultura e conhecimento em uma só experiência. “Queremos mostrar que whisky não é um universo restrito. Com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode entender, experimentar e se apaixonar pela bebida”, explica Pablo Moya.

Whisky em alta no Brasil
De acordo com a Bridge Market Research, o consumo de whisky no Brasil está crescendo rápido e deve movimentar mais de US$ 98 bilhões até 2031. Além disso, o recente reconhecimento da Indicação Geográfica do whisky escocês no país (junho de 2024) promete impulsionar o setor e ampliar a variedade de produtos disponíveis.
Ou seja: é o momento ideal para mergulhar nesse universo — e o TAJ Curitiba parece ser o lugar certo para começar.






Comentários